segunda-feira, 15 de junho de 2009

Somando indicadores com resultado

Ei ! você mesmo, leia com atenção este artigo, pois de alguma forma ele terá uma mensagem para você.

Bom quando pensei neste titulo eu imaginei uma situação ao qual já tenho me deparado ao decorrer de 14 anos em que atuo na área da Qualidade, e repensei inúmeras vezes de como eu poderia o transformar a situação em conteúdo.

Situação:

Individuo analisa seu indicador de processo, ao qual o mesmo indica que durante um período o mesmo desempenhou suas atividades com perfeição e por conseqüência o mesmo terá uma meta mais acirrada no próximo período.

Individuo pergunta:

Engraçado, se eu desenvolvi minhas funções de forma satisfatória, o por que me darem um desafio maior, ou seja, por que me deram mais metas ?

Avaliando a situação do individuo:

Pois bem, espero ter explicado de forma transparente a situação, embora os indicadores da Qualidade sejam um grande ponto de rastreabilidade em termos de controle e Gestão, jamais poderíamos nos amarrar em uma meta permanente, pois o desenvolvimento gera oportunidades e junto a esta situação, o processo de melhoria continua se manter em foco. O que uma reunião de análise critica acaba gerando além de novas metas, é traçar um novo caminho a ser percorrido, em grandes empresas com espírito de Qualidade Total, jamais é esquecido a renovação e busca das metas e objetivos, pois são através destas que temos um panorama da situação atual.

Imaginem um indicador nesta situação

Meta do indicador: Aumentar venda de veículos a cada ano

2000 = 50%

2001 = 50%

2002 = 50%

2003 = 50%

2004 = 50%

2005 = 50%

2006 = 50%

2007 = 50%

2008 = 50%

2009 = Empresa acaba de decretar falência por não ser competitiva

Por que ?

Embora a empresa tenha mantido suas vendas, ela não se atualizou com o mercado e também deixou de ser competitiva com seus demais concorrente, já que as metas não foram reavaliadas, a mesma acabou se tornando inviável diante de tanta transformação mercadológica.

O X da questão:

O Gestor e a empresa deverá ter em suma o comprometimento com o desenvolvimento de qualquer indicador e meta, não torne suas metas em apenas um oficio mensal, e sim, um ponto de planejamento e ações, pois são elas que tornam em evidencia a o real resultado.

Bom depois de tudo isso vou resumir da seguinte maneira, indicadores da Qualidade , tem como função a busca por resultados, então você individuo , torne estas metas em resultados permanentes , pois são eles que desenvolvem a competência de uma pessoa e ou de um grupo, indicadores devem ter desempenho.

Sobre o Autor(a) : Desidério

Editor de conteúdo Qualidade Brasil

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