Bom quando pensei neste titulo eu imaginei uma situação ao qual já tenho me deparado ao decorrer de 14 anos em que atuo na área da Qualidade, e repensei inúmeras vezes de como eu poderia o transformar a situação em conteúdo.
Situação:
Individuo analisa seu indicador de processo, ao qual o mesmo indica que durante um período o mesmo desempenhou suas atividades com perfeição e por conseqüência o mesmo terá uma meta mais acirrada no próximo período.
Individuo pergunta:
Engraçado, se eu desenvolvi minhas funções de forma satisfatória, o por que me darem um desafio maior, ou seja, por que me deram mais metas ?
Avaliando a situação do individuo:
Pois bem, espero ter explicado de forma transparente a situação, embora os indicadores da Qualidade sejam um grande ponto de rastreabilidade em termos de controle e Gestão, jamais poderíamos nos amarrar em uma meta permanente, pois o desenvolvimento gera oportunidades e junto a esta situação, o processo de melhoria continua se manter em foco. O que uma reunião de análise critica acaba gerando além de novas metas, é traçar um novo caminho a ser percorrido, em grandes empresas com espírito de Qualidade Total, jamais é esquecido a renovação e busca das metas e objetivos, pois são através destas que temos um panorama da situação atual.
Imaginem um indicador nesta situação
Meta do indicador: Aumentar venda de veículos a cada ano
2000 = 50%
2001 = 50%
2002 = 50%
2003 = 50%
2004 = 50%
2005 = 50%
2006 = 50%
2007 = 50%
2008 = 50%
2009 = Empresa acaba de decretar falência por não ser competitiva
Por que ?
Embora a empresa tenha mantido suas vendas, ela não se atualizou com o mercado e também deixou de ser competitiva com seus demais concorrente, já que as metas não foram reavaliadas, a mesma acabou se tornando inviável diante de tanta transformação mercadológica.
O X da questão:
O Gestor e a empresa deverá ter em suma o comprometimento com o desenvolvimento de qualquer indicador e meta, não torne suas metas em apenas um oficio mensal, e sim, um ponto de planejamento e ações, pois são elas que tornam em evidencia a o real resultado.
Bom depois de tudo isso vou resumir da seguinte maneira, indicadores da Qualidade , tem como função a busca por resultados, então você individuo , torne estas metas em resultados permanentes , pois são eles que desenvolvem a competência de uma pessoa e ou de um grupo, indicadores devem ter desempenho.
Sobre o Autor(a) : DesidérioEditor de conteúdo Qualidade Brasil
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