quinta-feira, 20 de setembro de 2012

O Vendedor e o Negociador, Predador e Jogador.


Vendedor e o Predador
Em média um predador tem  muitos insucessos antes de ter sua presa abatida, em média uma onça precisa de 10 ataques para conseguir agarrar sua presa , um tigre tem  o dobro de ataques para ter sucesso e assim conseguir sobreviver.Mesmo esses predadores estando no topo da cadeia alimentar a luta é constante e desafiadora, pois também a presa é preparada para fugir.

Pensado nessa “matemática da vida” é inevitável fazer uma comparação com a rotina de vendas, e percebo que a conta é a mesma, vendo os vendedores de sucesso fica claro, que os que estão no topo com um sucesso maior, são aqueles que se colocam como predadores, usam de todo seu conhecimento, ferramentas e desenvolveram um instinto de análise dos fatores.

Esses vendedores estudam seus produtos, buscam informações de seus clientes e não raramente buscam informações dos clientes de seus clientes, só então partem para o ataque, mesmo princípio dos predadores.
No outro extremo vejo muitos talentos em vendas desanimando logo na segunda tentativa e assim ficam deprimidos e só esperam o fracasso, não precisamos disser que esses ficarão com “fome” e em breve morrerão.

Como as presas , o cliente parece sempre estar preparado para fugir, pois ele espera sempre o vendedor com medo , medo de perder seu precioso tempo, medo de comprar errado , enfim sempre parecendo fugir.
Vendedor sem preparo e sem ferramentas esta correndo o risco de ser a próxima presa.

Texto extraído da revista veja on line com referência ao “Funil de Vendas”Sistema de Gestão de Vendas.

Este perfil acima descreve bem o vendedor de produtos, mas o vendedor de serviços já apresenta outro perfil.

Negociador e Jogador.

Mais técnico e mais engajado com uma equipe, já que ele vende mão de obra sujeita a erro, mal entendido e uma enorme expectativa pelo intangível, gosto de comparar o vendedor ao jogador de futebol, tirando o Lulismo  fora na comparação, o vendedor de serviços tem sempre que estar treinando com a equipe, conhecer os homens que prestarão os serviços  tão bem como o cliente, é fato consumado para o sucesso.

E por mais sucesso que tenha, não há espaço para individualismo, mesmo que de vez em quando apareça um vendedor Neymar, Pelé ou Messi.

Afinal venda de serviços é um trabalho de equipe e todos tem que exercitar juntos, conhecer-se e assim alcançar a valiosa satisfação do cliente e de todos aqueles que assistem ao trabalho, como a um jogo oficial.

O vendedor de serviços tem que se integrar a equipe, armar jogadas ensaiadas, confraternizar quando atinge o objetivo, porque seu objetivo foi atingido graças a passes fundamentais dados por aqueles que executam aquilo que ele promete como serviço, e como um jogo, o sucesso de um beneficia a todos.

É correto afirmar  que por melhor que seja o produto ou o serviço, o agente comercial, seja ele tirador de pedidos, vendedor, ou negociador, sempre será o elemento que trará o dinheiro novo para a empresa, por mais iletrado que seja, alguns tem este magnífico dom, e todos sem exceção, que nascem com este dom, são homens bem sucedidos, porque ele venceu onde não existe segundo lugar.

No campeonato que mantêm as empresas privadas, onde os juízes do jogo cobram tributos implacáveis, impostos exorbitantes e multas desumanas, e a  plateia cliente exige o melhor espetáculo da terra, se este artilheiro falhar, todo o time perde o emprego....

Logo por melhor que seja a sua ideia de negócio, antes de mais nada saiba como vendê-la, de outra forma, provavelmente a sua empresa fará parte da terrível estatística de fechamento precoce, que assola o Brasil.

VENDER CONTINUA SENDO UMA ARTE, NATURAL E SEM ESCOLAS SUPERIORES, PORQUE NESTA PROFISSÃO, HÁ UM ESPAÇO MUITO PEQUENO PARA FALHAR.
FATO DA VIDA!!

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